Neste Blogue existe caixa de correio!

http://1.bp.blogspot.com/-1XIurxIbT7Y/To3eAg7Dz8I/AAAAAAAAAcg/GvUIoTAPws0/s1600/papagaiodepapel_ag.jpgBem-vindo a este site.

Como se aprende a gostar de ler? Como descobrir prazer na História? Este sítio destina-se principalmente aos alunos do 2º ciclo, tanto aqueles que amam os livros e são entusiastas pela história como os outros que poderão vir aqui a descobrir que afinal para gostar é preciso tentar.

Ilustração: Ivan Zigg

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Versos dos Lenços de Namorados



O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar. Os símbolos mais comuns que encontramos nos lenços estão relacionados com o amor: corações, motivos florais, chaves, pássaros e ramos. Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ser bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias. As moças começavam a bordá-los na infância, usando-o inicialmente como adereço do seu traje, quer na bainha da saia ou no bolso do avental. Mais tarde, o lenço seria oferecido ao rapaz por quem ela se apaixonara, que o passaria a usar em público por cima do casaco domingueiro, no bolso, ou ao pescoço, como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Era assim usado como ritual de conquista. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início à ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspeto mais popular.

Bordados feitos em papel - Recriação dos Lenços de Namorados - Festa das Ruas Floridas de Redondo ( Alentejo ), agosto de 2013
Os versos dos Lenços de Namorados expressam amor, ternura, desejo, apreço, ansiedade, entrega, sinceridade,  saudade, ciúme, desgosto,… Nos lenços mais antigos, os erros ortográficos eram comuns, dado que  a maioria das bordadeiras não sabia ler nem escrever, limitando-se a copiar as letras e palavras de marcadores já elaborados. Nestas quadras não se pode procurar concordância ou respeito pelas regras de ortografia. Há letras invertidas, letras que faltam ou que sobram, …
 

E tan certo eu amarte
Como o lenço branco ser
Só deixarei de te amar
Cuando o lenço a cor perder

O meu coraca
O/ so a ti adora
So por ti suspi
Ra/ so por ti chora

OT EULADOSATISFEITA
PASSOANO UTEIUDIA
SOTUS U M E U E NCANT
OAM I NHADOCE.ALEGRIA     

Bai lenco da minha mao
Bai currer a freguesia
Bai dar em formações
Da minha sabeduria

Méu curação lial quem
Mo qizér amar
Merserá gárnde
Castigo quem no cizér falsiar

Aqui tens meu coração
E a chabe pró abrir
Num tenho mais que te dar
Nem tu mais que me pedir.

Bai carta feliz buando
Nas asas dum passarinho
Cando bires o meu amor
Dále um abraço e um veijinho

Meu Manel bai pró Brasil
Eu tamen bou no Bapor
Guardada no coração
Daquele quê meu amor

Meu Manel bai pró Brazil
Eu tamem bou no bapor
Gardada no coração
Daquele qué meu amor

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apresentações de PowerPoint - HGP-5º Ano

Apresentações em PowerPoint - HGP-6ºAno

contador de visitas